quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Benefícios da consultoria empresarial


Muitas empresas fracassam no seu trajeto por exclusiva falta de conhecimentos e práticas adequadas de gestão empresarial. Mesmo que se tenha o conhecimento, muitas vezes não se consegue implementar as melhorias, porque tem a dificuldade de estabelecer a melhor maneira do como fazer na prática. A dificuldade de gestão empresarial torna-se ainda mais grave quando observamos os aspectos de gestão financeira. E não é para menos. Infelizmente, com raras exceções, quase a totalidade das pessoas não teve uma adequada educação, quer seja na família ou na escola, no que diz respeito à gestão financeira. Ela envolve conceitos, é racional e exata. Sem esses conhecimentos é dirigir a empresa na escuridão e portanto, sujeitos a acidentes de percurso.
A consultoria empresarial vem de encontro com essas necessidades, encurtando o tempo e permitindo saltos de melhorias. Os termos usados para esse trabalho são dos mais diversos: consultoria empresarial, consultoria em gestão empresarial, consultoria em administração de empresas, consultoria em desempenho organizacional e tantos outros, mas o objetivo deve ser um só: ajudar a empresa a melhorar a sua operação e gestão e obter os melhores resultados financeiros.
A consultoria em gestão empresarial, via de regra, através de um diagnóstico financeiro e avaliação dos processos operacionais e de gestão, permite identificar os pontos críticos e indicar as ações de melhorias necessárias, com conseqüências diretas nos resultados financeiros, qualquer que seja o porte e o ramo de atuação da empresa.
Num cenário de grande competitividade, a consultoria empresarial torna-se a solução de menor curto prazo e de melhor custo-benefício. Toda a experiência e o conhecimento do consultor é internado na empresa, em dose concentrada, de forma objetiva e eficaz, na medida certa.

O mapa da mina da consultoria bem planejada, começa por entender:

Quem é ou quem pode ser um consultor ?;

Realizar o diagnóstico empresarial; 

Determinação do tempo de consecução dos trabalhos: Este é o fator mais imponderável do serviço de consultoria. A organização carrega há anos diversos traços problemáticos. Não é possível que de uma hora para outra, como num passe de mágica, as coisas mudem.;

Quando fazer?
É justamente quando as coisas parecem boas é que é o momento ideal, infelizmente as pessoas como as empresas buscam seus respectivos médicos nos momentos mais difíceis o que poderá ser tarde.

Quem deve fazer ?

Consultoria é um apoio à administração de maneira periódica a todas as empresas.

Há cura para todos os males ?

É bem verdade que a cura estará atrelada à gravidade do quadro. Também não se pode sequer comparar as facilidades de se curar uma empresa do que uma pessoa. Curar uma empresa é infinitamente mais simples. Existem remédios amargos que devem ser tomados nas suas respectivas horas e nas dosagens pré-definidas para o paciente.

Quanto custa uma consultoria ?

Definitivamente consultoria não é custo e sim investimento. Seria o mesmo que encararmos o seguro-saúde pessoal como custo.

Não faça leilão

Como é que você escolheria o cirurgião que seria o responsável para uma possível cirurgia cardíaca. O mais velho, o mais novo, o mais bonito, o mais experiente, aquele que tem fama de careiro ou aquele que fizer o melhor preço. Com absoluta certeza somente um desequilibrado escolheria o mais barateiro pura e simplesmente. Nós da Maxximus Consultoria fazemos processos especializados e não participamos de leilões, nossos valores de serviços estão dentro da valorização profissional que o mercado merece, pois objetivamos oferecer serviço superior com qualidade e preço justo para ambas as partes, através da negociação. 

Quais resultados esperar ? 

Os resultados em consultoria são lentos, frequentes e para frente. Por isso que instrumentos de acompanhamento dos trabalhos, antecipados por um bom planejamento poderão evitar futuros problemas entre a empresa e a empresa de consultoria.

Há sinergia com outros casos ?

O consultor, como conhece empresas de vários segmentos da economia e com diferentes problemas, poderá proporcionar uma solução mais rápida e ágil. Portanto, sim, há sinergia profunda com outros casos.

Independência e imparcialidade: requisitos fundamentais da consultoria.

O consultor poderá tocar e falar de temas que um funcionário, ainda que em cargo de chefia, jamais ousaria.  Serão discutidos temas e ditas verdades sem medo ou constrangimentos, doa a quem doer. 

Diferença entre consultor profissional e pessoas experientes de empresas que falam que são consultores.

Algumas empresas de consultoria são formadas por ex-diretores, ex-gerentes de grandes empresas que de consultores mesmo só eles acreditam que são. E as empresas que acreditam no que eles prometem. As promessas são milagrosas: “tenha uma empresa belezinha em dois meses”, “tenha funcionários motivados e sorridentes o dia inteiro”, “acabe com seu problema de caixa definitivamente”, ” táticas e estratégias de conhecer rapidamente seu mercado, seu cliente e sua concorrência”. Acontece que estes no meio do caminho encontram uma empresa para trabalhar com CLT ou PJ e saem do mercado de consultoria, deixando seu serviço que era de promessas pela metade e o empresário fica em maus lençois. Nós da Maxximus Consultoria em Administração,  temos uma equipe formada por profissionais experientes de pequenas, médias e grandes empresas, sendo coordenado por consultores profissionais, para evitar este problema de gestão.

Uma verdadeira consultoria jamais irá desenvolver atividades operacionais numa empresa.      

Sua função é proporcionar um novo modelo de gestão do negócio. Irá oferecer todo o respaldo técnico para a condução das estratégias. Assim, sua colocação está centrada na parte estratégica, sendo portanto um apoio adicional à alta direção de um negócio ou até mesmo para seus proprietários. Definitivamente, o consultor somente poderá tratar da saúde da empresa, nunca receber ordens operacionais, seu trabalho consiste realizar um planejamento estratégico, assessoria e treinamento, como se fosse uma receita médica, mas jamais poderá mandar na empresa ou funcionários , por que esta não é sua função e sim dos líderes da organização que devem aplicar o "remédio de consultoria", conforme recomendado na "bula administrativa", chamado de diagnóstico empresarial.




Fonte: Artigonal.Com

Um comentário:

Consultoria RH disse...

Um Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação.
grande conceito que reflete os pensamentos do escritor.